Desenvolvida pela União de Ciclistas do Brasil, a iniciativa tem como objetivo ratificar o comprometimento dos candidatos e candidatas com a mobilidade urbana por bicicleta. Leia as nossas dicas e saiba como fortalecer a magrela em seu município

Há mais de dois meses, a Campanha Bicicleta nas Eleições ganhou as ruas de cidades brasileiras. E, a fim de dar suporte às organizações que estão pautando a mobilidade urbana por bicicleta nestas eleições, e mesmo àquelas que desejam tocá-la, mas estão precisando de uma mãozinha, disponibilizamos em www.bicicletanaseleicoes.org.br – materiais de apoio.

Neles, sugestões de como executar as ações, construir o documento de propostas a ser apresentado aos candidatos e candidatas, sensibilizar eleitores, entre outras. Esquematizadas em mais de dez tópicos, as dicas têm tudo para fazer bombar a Campanha nos municípios. Leiam e confiram!

  • Em “Informações Gerais”, vocês encontram o Calendário eleitoral. Nele, condensamos as principais datas a serem usadas como referências para que estajamos no mesmo “timing” da campanha. Ou seja, para que consigamos acompanhar as agendas das candidatas e candidatos.
  • As “Mensagens de Orientação”, compilam diversos emails trocados entre equipe de coordenação da Campanha e organizações participantes. Para quem chegou depois na campanha, vale a consulta!
  • No título “Elaborando as Propostas e Cartas Compromisso”, apresentamos um compilado de exemplos práticos de cartas que foram usadas no passado, tanto para o Legislativo quanto para o Executivo (nosso foco principal), além de metodologias para levantamento de dados que subsidiem o desenvolvimento do conteúdo das cartas e outras ações nesse sentido do “o que queremos para nossa cidade”.
  • Em “Contactando as candidatas e candidatos”, apresentamos para vocês modelos de ofícios que vocês podem usar no processo de entrega das cartas às candidatas e candidatos.
  • Na parte “Outras ações”, incluímos exemplos de questionários que vocês podem criar para compreender melhor como as candidatas e candidato compreendem o uso da bicicleta na cidade. A partir daí, é possível criar debates entre candidatas e candidatos, elaborar posicionamentos dos coletivos a serem enviados a quem está na disputa eleitoral e outras tantas ações. Enfim, a ideia dos questionários é ser um subsídio para o levantamento de dados.
  • O título “Ampliando o debate na sociedade” traz alguns instrumentos que lhes podem ser úteis para trazer mais gente à discussão sobre a inclusão da bicicleta na agenda eleitoral, bem como para ampliar o debate entre essas pessoas.
  • Em “Mapa de Atores”, vocês entendem como identificar atores que podem ser favoráveis ao uso da bicicleta na cidade e ajudar na consecução da campanha, bem como para saber quais são as instituições e pessoas que não lhes ajudarão em nada. Sim, estas pessoas existem e vocês sabem que são nas suas cidades. É bom tê-las em mente, sempre, e saber como agir com relação a elas.
  • Em “Comunicando com a imprensa”, temos modelos de release para vocês comunicarem a mídia local sobre a campanha, bem como algumas dicas de redação/comunicação escrita.
  • Na parte “Usando o Facebook”, temos vááárias opções de postagens para vocês alimentarem essa mídia. Lembrem-se que é possível e até recomendável vocês replicarem esses posts no Instagram, por exemplo.
  • No eixo “Modelos de documentos com imagem da campanha”, temos um exemplo de carta com timbrado e também uma apresentação de PPT para vocês usarem.
  • Em “Materiais gráficos”, temos o logo da campanha em vários formatos, bem como as fontes usadas, caso vocês queiram seguir o mesmo modelo que temos utilizado. No entanto, sintam-se à vontade para usar outras fontes.